Google+ A Onda Criativa: FICI - 1° dia: Criatividade é pensar diferente

FICI - 1° dia: Criatividade é pensar diferente

José Maria Gasalla

De Madrid para o mundo, José Maria Gasalla fez com que o XI Fórum Internacional de Criatividade e Inovação – FICI começasse em alto estilo. Sendo conhecido pela sua irreverência e criatividade ele é um dos únicos do mundo a tratar do assunto gestão e confiança.

Tradicional e inovador ele tratou de assuntos e histórias que mexiam com o particular do público, sempre com um tom lúdico, deixando todos que o assistiam cada vez mais envolvidos com o tema abordado: liderança criativa para resultados inovadores.

Para que o processo criativo flua é preciso ter sempre mente aberta e disposição para enfrentar certas convenções, romper regras e encarar alguns riscos. Dois tipos de criatividade são levados em consideração. Um se refere ao nosso contentamento como indivíduos e o outro se relaciona mais com a questão da criação de um produto/serviço.

“Nada muda se você não mudar, mas mudar significa arriscar”.

A gênese dessa afirmação se baseia no fato que devemos sair da zona de conforto indo à busca, paulatinamente, cada vez mais de atividades que atice as nossas ideias – que é o ponto forte do desenvolvimento da nossa criatividade.

“Mesmo que as circunstâncias ao redor pesem sobre você, mostre o seu poder de resiliência”.

Essa capacidade de aguentar a se recuperar rapidamente das intempéries da vida só é conquistada através de um período de aprendizagem. A busca pela consciência de que é preciso estar ciente da diversidade numa proporção que as pessoas pensam diferente é encarada como propulsor da criatividade, pois nosso paradigma é encontrar pessoas que pensam iguais a nós.

Uns dos pontos máximos da palestra foram às indagações do palestrante com um momento singular onde ele perguntou sobre o grau da nossa incompetência, pois “se você não crer que é um incompetente, não poderá ingressar no processo de aprendizagem”. Isso se baliza na máxima de que somos eternos aprendizes.

Pelo lado da confiança o palestrante deixou claro de que é preciso ter bastante confiança em nós mesmos, porque é difícil que os outros confiem em você se você não confia em si mesmo. Sendo que a confiança cega não é confiança não é confiança e sim estupidez.

“Criatividade significa pensar diferente e isso é ter confiança”.

 E assim encerrou a primeira palestra o XI FICI, num misto de entusiasmo e de querer mais.

Adson Santana – Correspondente aOndaCriativa

Comentários
0 Comentários
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Os mais vistos da semana