Google+ A Onda Criativa: Sex, Rock e Camisetas – Breve história das estampas divertidas

Sex, Rock e Camisetas – Breve história das estampas divertidas

Hoje em dia tornou-se popular o uso de camisetas com estampas irreverentes com tom sarcástico utilizando ícones da geração. Mas isso não é de agora, conheça um pouco dessa história:

A origem dessa pratica remete a Londres, na década de 70, e tem como precursores o famoso casal formado por Vivienne Westwood e Malcolm McLaren. Vivienne começou a criar roupas visando o público marginalizado das periferias de Londres e foi quem transportou esse movimento para as passarelas. Malcon era produtor da banda Sex Pistols, uma das primeiras grandes bandas punks. Juntos fundaram a loja intitulada Sex. A loja foi a primeira com a proposta de comercializar vestuários baseado no estilo do movimento punk.

Logo na vitrine da loja o que mais chamava a atenção eram as camisetas com estampas nada convencionais com imagens de sexo explícito, referências homossexuais, religiosas e forte opinião política. Para a época, era a atitude chocante esperada pelos jovens para marcar seus ideais anarquistas.

O movimento punk não mantém mais sua força como antes, mas essa pratica de personalizar estampas de camisetas segue até hoje, sendo usada até por marcas de luxo. 

Abaixo, segue uma animação em stop-motion criada pelos criativos Rhett &amp, intitulada T-Shirt War, utilizando 222 camisetas com estampas irreverentes.

Comentários
0 Comentários
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Os mais vistos da semana