Google+ A Onda Criativa: De onde vêm as boas ideias

De onde vêm as boas ideias

Afinal, de onde vêm as boas ideias? Essa é uma pergunta que todos gostariam de saber responder. Steven Johnson, é um ícone, uma referência na compreensão da inovação e criatividade do nosso tempo, buscou responder esta pergunta de forma precisa.

Em seu livro, que dá título a este post, de início, descarta o senso comum de que os grandes criadores já nascem geniais e, isolados em seus estúdios ou laboratórios, concebem as grandes descobertas.

Ele cita que é mais propício conceber uma boa ideia em ambientes caóticos, em que intuições circulam livremente e pessoas possam discutir e trocar seus conhecimentos. Diferente do que a grande maioria das pessoas acreditam que uma boa ideia surge de repente na mente,

As chamadas boas ideias na verdade são formadas a partir de coletivos de informações, muitas vezes pensadas por pessoas diferentes. E que uma ideia precisa de um período de incubação, que pode durar décadas, para que seja realmente aplicável.

O vídeo abaixo é uma apresentação do Steven Johnson para o TED sobre o tema e explica melhor sua teoria:



Este outro vídeo é uma animação recheada de ilustrações bacanas para o lançamento do livro, esta versão do vídeo recebeu uma narração em português muito bem feita:

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Os mais vistos da semana