Inaugurando uma série de posts sobre personalidades criativas e produtos que em minha
opinião, e sem dúvidas na de muitos, trouxeram novidades para o mundo, criaram
tendências e inovaram a forma de ver as coisas. Sem o intuito de descrever suas
histórias de vida, mas sim citar seus feitos a fim de homenageá-los.
Apresento-lhes aqui brevemente o legado de John Walker, ou Johnnie, como era
conhecido. Escocês do século XVIII que encontrou uma oportunidade e a
aproveitou, iniciando assim a história de sucesso de sua empresa.
O velho Walker foi quem criou a bebida maltada e
vendia em sua pequena loja, o que lhe rendia um faturamento na empresa de
poucos 8%. O uísque se tornou popular apenas após sua morte, em 1857, quando seu
filho, Alexander Walker e neto, Alexander Walker II estabeleceram a
marca como uma das mais populares na Escócia.
Foi seu filho também quem batizou a bebida com o
nome do pai e desenvolveu a garrafa com o formato quadrado que facilitava o
transporte e definiu sua identidade. Além de desenvolver as inúmeras classes da
bebida conhecidas por suas cores.
Outro grande ícone deste produto é sua inconfundível
logomarca, chamada de Strinding Man, ou
andarilho, criada em 1908, no verso de um cardápio, na mesa de um restaurante, pelo
cartunista Tom Browe, a pedido de George e Alexander II, netos de Johnnie. A tradicional figura representa com
elegância o progresso e a saga da família Walker.
Por fim, e não menos importante, como não esquecer o inspirador e mundialmente conhecido mote: KEEP WALKING. Com o desafio de unificar e construir uma marca única e global, em 1999, a agência de publicidade BBH acertou em cheio no conceito simples de “continue andando”.
Abaixo apresento um vídeo institucional incrível sobre a vida de Johnnie Walker, intitulado: The Man Who Walked Around The World – A True Story. É bem curto e vale muito à pena!
Por fim, e não menos importante, como não esquecer o inspirador e mundialmente conhecido mote: KEEP WALKING. Com o desafio de unificar e construir uma marca única e global, em 1999, a agência de publicidade BBH acertou em cheio no conceito simples de “continue andando”.
Abaixo apresento um vídeo institucional incrível sobre a vida de Johnnie Walker, intitulado: The Man Who Walked Around The World – A True Story. É bem curto e vale muito à pena!
Para quem gosta de saber mais:
Mundo das Marcas – Campanhas que fizeram histórias e curiosidades.
Site Oficial Brasileiro – Com a linha temporal da marca.O Gigante Acordo – Vídeo da campanha 2011 reconhecendo valor do Brasil.